Você sabe o que é

Cultivo Orgânico de Mel?

Aqui as abelhas vivem livres e felizes pelos campos floridos da Serra da Bocaina

Iniciamos na Essência da Bocaina há uns 2 anos atrás não como uma brincadeira mas como um experimento de como atrairíamos as abelhas num local em que temos muitas plantas aromáticas e tanta diversidade da nossa Mata Atlântica e foi surpreendentemente positivo.


Sim, eu queria enxergar as abelhas operárias trabalhando e consegui, sabe porque? O diferencial é a florada da lavanda o ano inteiro e as Maria Luísas (abelhas) como as chamo desde criança amam e estão lá trabalhando ardorosamente.


O experimento foi tão positivo que foi instalado um Apiário profissional de excelência conforme as exigências legais orgânicas em 2020.

 

Sabemos da importância das abelhas melíferas, as Marias Luísas . Primeiro pela sua contribuição de polinizar e essenciais para a conservação da biodiversidade, e o Planeta Terra agradece. Segundo os produtos que ela oferta são de cuidados pessoais em todos os sentidos. Pesquisas científicas maravilhosas nos ajudam a fortalecer por um caminho certeiro. Recentemente descobri a atração das abelhas melíferas africanizadas ( Apis melífera) na captura de um enxame, um atrativo para se estabelecerem, aspersão de uma solução de óleo essencial de capim-limão. Isto não é maravilhoso? A Essência da Bocaina produz este óleo essencial.


Para aumentar a conscientização sobre a importância dos polinizadores e ameaças de sua extinção, a ONU designou o dia 20 de Maio como o Dia Mundial da Abelha! Será sempre lembrado pela Essência da Bocaina.


A polinização é um processo fundamental para os ecossistemas terrestres, para a produção de alimentos e para a subsistência humana.


Abelha me remete a infância e a minha ligação com estas queridas! Ainda muito jovem, sempre surgia abelha amarelinha que nos visitava na cozinha de minha mãe Júlia e eu ficava fascinada e desde então não tinha medo. Demos o nome de Maria Luísa e esta ligação me persegue até os dias atuais. Atualmente aparecem na minha cozinha e eu já ofereço minha mão com um pouco de mel. Chegam exaustas e saem após sua refeição revigoradas pela janela. Elas me procuram e me tocam e eu deixo andar em minhas mãos e rosto.


Quando a família adquiriu a fazenda Essência da Bocaina há mais de 20 anos tudo era muito árido, sem pássaros e flores. Fui entender que a enxada do preguiçoso era o fogo. O fogo que destruía tudo. A primeira coisa que o sábio marido fez foi cercar as nascentes e o restante agir com o tempo. O resultado foi surpreendente ver a mata renascer, os pássaros iniciaram sua sinfonia anunciando sua presença e tudo foi prosperando. As Marias Luísas voltaram e até hoje são as protagonistas nas lavandas que florescem o ano inteiro. Maytê Piragibe, minha filha e sócia atualmente neste universo que acreditamos para uma vida melhor, abraça minhas idéias e damos as mãos para caminhar.


Além dos produtos que nos propicia, estas abelhas preciosas é de extrema importância para o nosso Planeta Terra. Realizam a polinização de cerca de 80% das espécies vegetais. Pesquisas assombrosas nos revelam a mortandade das abelhas em consequência de defensivos usados indiscriminadamente nas plantações e outros fatores de desequilíbrio ambiental.


A Essência da Bocaina age na conscientização global sustentável com transparência, focados no bem-estar e autocuidado consigo mesma e com nosso planeta.


Pensando neste néctar maravilhoso a Essência da Bocaina montou um Apiário profissional para oferecer um produto orgânico natural de excelência de uma empresa 100% brasileira.


Receita de antigamente que minha mãe oferecia quando criança quando estávamos com tosse e eu adorava: Mel, alho e limão.


Que lembrança boa!!!!

Pedaço de favo de mel

APICULTURA

PRESERVAÇÃO E RESPONSABILIDADE